sábado, 11 de janeiro de 2014

Música e momentos.

Infelizmente ontem não consegui tempo para escrever nada de interessante, mas tentarei me policiar para que isso não volva a acontecer.

Tenho alguns textos prontos, mas nenhum que se adapte ao dia ou que possa passar a mensagem que estou pretendendo hoje. 

Sábado é um puta dia, sempre. Mas a sexta-feira sempre é melhor pois temos certeza que a semana acabou e o fim de semana está por vir. O sábado aproveitamos o fim de semana e no domingo temos a certeza de que uma nova semana começa. Pois bem, então o que fazer em um dia de sábado?

Nasci e cresci em uma cidade do interior de Sergipe como já mencionei. O passatempo de criança aqui sempre foi a casa cheia de amigos para jogar videogame ou bater um futebol, coisa que ficou um pouco mais difícil pois na minha época jogávamos na rua. 

A partir dos 18 anos o principal passatempo aqui é encher a cara de cana... Isso, beber muito, do sábado ao domingo, só beber. Não sou contra bebidas alcoólicas mas não vejo nenhum sentindo em fazer a mesma coisa todos os fins de semana.

O meu passatempo? Bem, como já falei, somos forçados desde muito novo a tomar decisões. Meu pai está no seleto grupo supra mencionado dos que bebem muito e, certo dia, me proporcionou a chance de ir morar na capital para estudar e eu agarrei. 

Então meio que fugi dessa realidade. Hoje faço sim coisas do tipo, saiu com os meus amigos, vou a um barzinho conversar sobre a vida, vou a festas, mas não é algo que faço todos os fins de semana e sempre que estou em períodos de "responsabilidade excessiva", como o que estou (devido a prova da OAB), devemos saber dosar de forma precisa: festa e vida profissional.

Esperando que eu não seguisse o mesmo trilho, até mesmo o seu, meu pai fez questão de que com apenas 14 anos eu fosse morar em uma pensão e crescer. E fui...

Minha diversão antes de ir tinha se tornado a música e é ai que entra o motivo de escolher este título, uma das maiores paixões da minha vida. 

Acho que essa paixão cresceu porque todas as noites que meu pai chegava bêbado ele colocava no maior volume suas fitas cassete e então como não conseguia dormir eu ficava ouvindo aquelas fitas que ele tinha passado tanto tempo para gravar. Lembro que já na época do cd, muitas das vezes ele chegava e colocava para tocar as compilações que ele desenvolvia. Então este é um dos principais fatores para eu ser tão louco por música.

Comecei tocando teclado mas logo enchi o saco pois a minha ex professora era evangélica e ai estava toda a merda... Eu só aprendia música infantil ou música de igreja. Alguns anos depois vi alguns amigos tocando violão e tive vontade de iniciar. Juntei algumas moedas e meu pai ajudou a comprar meu primeiro violão. Só fazia tocar. Alguns meses depois, ganhei uma guitarra. Pronto, foi um dos marcos na minha vida. Eu só fazia tocar, tocar. Nesse meio tempo surgiu um projeto na escola para tocar com um coral. Foi ai que terminei conhecendo a minha primeira namorada, formando a primeira e única banda... Fiz uma música que na verdade era uma versão muito ruim de I Remember You do Skid Row e toquei com alguns dos membros que estão na banda até hoje... Ela largou o ex para ficar comigo, por essa música bosta... Mas foi mais uma coisa que me fez gostar ainda mais da música, as mulheres. 

É impressionante como ainda hoje quando tocamos em algum lugar elas estão sempre lá, lindas e nos aplaudindo. Com certeza as mulheres é a maior de todas as invenções de Deus. 

Alguns anos se passaram, diversas saídas da banda, da minha parte, devido aos estudos e hoje estou tendo algo que iniciei na infância como um dos meus principais passatempo. 

Por que eu resolver escrever sobre a importância da música na minha vida hoje?

Porque passei a tarde inteira pesquisando boas músicas que pudessem, de alguma forma, servir de inspiração para que eu também conseguisse desenvolver alguma coisa nesta arte. Então foram horas com o baixista e amigo de infância, Henrique, pesquisando vários sons antigos, várias coisas novas que pudessem servir como parâmetro. Para se ter uma ideia do meu acervo de mp3, eu tenho por volta de 500 gb só de música, tem centenas de cds, coleciono vinis e estou começando aos poucos a comprar fitas k7 raras. Acredito que em breve iremos produzir algo de boa qualidade. 

Mas da mesma forma que passamos a tarde toda voltada para a banda, estou neste exato momento ouvindo Avicii, um dos melhores djs que eu já ouvi. Som simples mas que consegue se diferenciar dos demais. São em momentos como este que surgi a ideia de tentar estudar um pouco mais e, quem sabe, me arriscar no ramo da música eletrônica. Vai ser mais um desafio, mas que acredito ser possível tirar de letra com um pouco de dedicação.

Isto porque começa a passar alguns momentos em que a música eletrônica está intensamente presente. Primeiro: um dos ritmos preferidos do meu pai, então naquelas noites tocava muito. Segundo: as melhores viagens que já fiz, com meus pais, amigos, sempre tinha alguma música eletrônica que estava tocando muito e que marcava os momentos felizes. 

Vejo que a vida é um filme, sem roteiro, mesmo que você busque ter um, não é possível seguir corretamente o caminho pois surgem imprevistos que nos levam a estradas distintas das que estão no roteiro. A vida sendo um filme, não há como este prosseguir sem um boa trilha sonora pois nos grandes sucessos a trilha é o que nos faz lembrar eternamente do filme. 

Como esquecer a música de suspense de psicose? Ou My heart will go on de Celine Dion em Titanic? Dos filmes que gosto, a trilha sonora que sempre me faz lembrar o filme é Proud Mary no final do filme Medidas Desesperadas, bem no final quando o personagem vivido pelo Michael Keaton foge em uma camionete e começa a tocar no rádio esta música, ele segue cantando como se estivesse em um karaokê.

Lembro na viagem descrita no post número 2, cada instante, cada dia, justamente pelas músicas que estavam tocando... No dia da chave dentro do bolso molhada, na praia, a música era o som do mar e depois o alarme do carro quando tentei abrir ele. Por mais que a situação tenha sido ruim, por mais que eu tenha parecido um ladrão, nunca vou me esquecer deste momento pois o alarme era insuportável, mas de alguma forma foi um som, uma música que ecoou nos meus ouvidos e na minha cabeça sempre ficará.

Então, para vocês que estão lendo neste momento toda esta história, aconselho a ouvir mais música, tentem prestar atenção nas músicas e sons que estão tocando naqueles momentos que vocês acreditam que serão os melhores em toda sua vida, ou seja, todos. A música é algo que nos faz feliz, que muda tudo, que estará sempre do nosso lado, a música é o cachorro em forma de ondas sonoras, melhor companhia do homem. 

Neste momento em que vou clicar em Publicar está tocando Avicii, a música Hey Brother. Sempre que ouvir esta música vou lembrar deste post e de como a música é importante na vida e nunca vou esquecer de estar sempre com o som ligado para fazer da minha vida um eterno filme com uma boa trilha sonora.




Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, saibas palavras. Realmente a música compõe a trilha sonora de vidas. Bela percepção, mais uma vez meus parabéns.
    Muito bom o seu blog.

    ResponderExcluir