segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pais e Filhos, família!

Este primeiro texto era para ter postado ontem mas não contava com o acaso: a internet cair.

Pois bem. Dedico este texto a um grande amigo que em pouco tempo trabalhando no mesmo local vem me incentivando a crescer tanto profissionalmente como também fora das 4 linhas da vida laboral. Este texto dedico ao senhor Lauzi Antônio que na última sexta-feira me deu alguns conselhos que me levaram a tomar a seguinte decisão no último domingo, 13 de Janeiro de 2014.

Este texto é voltado ao valor que devemos dar a nossa família e quando digo família não quero dizer pais. Eu me refiro aos entes queridos que você consideram como indispensáveis na sua vida.
Bem, como já mencionei no texto anterior, sou do interior de Sergipe e lá as formas de diversões não são das mais diversificadas. Mencionei que o mais comum é a bebedeira nos fins de semana e que dentro desta forma de diversão, infelizmente, meu pai a utiliza.

Meu relacionamento com minha mãe sempre foi muito bom, com a minha avó materna e minha única irmã. Em compensação com o meu pai o meu relacionamento na maioria das vezes é muito conturbado, tanto pelo temperamento dele quanto pelo meu. Ele é estressado sempre e isso dificulta um pouco o diálogo.
Uma das coisas que sempre me deixou puto foi o fato de que ele nunca foi família, sempre preferia estar na rua com os amigos ou viajar com os amigos a nos levar para viagens ou ficar conosco. Quando nos levava para alguma viagem sempre terminava se estressando no primeiro dia, estragando todo o passeio. Foram essas atitudes dele que me levaram a não fazer questão de sair com ele, de preferir ficar isolado no meu canto e falar com ele apenas nos dias em que ele vinha com minha mãe para Aracaju ou quando eu ia para Lagarto. Convém ressaltar que nem sempre eu via ele quando eu ia para Lagarto pois muitas das vezes quando eu chegava no sábado ele estava dormindo; ele saia, eu estava dormindo; quando ele voltava era quase meia noite, bêbado, eu estava dormindo e sempre acordava com o som alto. Daí que as vezes eu saia no domingo ele estava dormindo e quando eu voltava para Aracaju não o via mais. Resumindo, vários fins de semana eu fui e nem o vi de longe.

Por mais que eu quisesse todos os fins de semana  estar com ele, sair com ele, não dependia de mim pois eu não queria sair apenas com ele, queria minha mãe junto, queria minha irmã também mas ele não fazia nenhuma questão e as vezes minha mãe que não fazia questão pois em algumas dessas noites de sábado ele chegava cheio de razão, como um bêbado filho da puta, ministrando palestras de como xingar a sua mulher para os seus filhos ouvirem.

Entretanto, não posso simplesmente chegar aqui e falar tudo isso dessa forma sem apontar os pontos positivos que sempre me fizeram e me farão ser louco por ele e dar a minha vida por ele, minha mãe ou minha irmã, independente de tudo o que aconteça. Ele sempre foi e é muito rígido comigo, está sempre ali me cobrando nos estudos, nunca me deixou faltar uma borracha se quer, sempre me mostrou que o caminho que eu deveria seguir era através dos estudos para ser uma pessoa instruída. Sempre que eu queria muito alguma coisa ele me incentivava a correr atrás, me ajudava da forma que ele achava que deveria para que eu desce valor a tudo que eu conseguisse. Lembro que uma das maiores derrotas da minha vida foi quando não fui aprovado na Federal de Sergipe para cursar Direito. Ele queria muito que eu fosse aprovado, mas quando eu não consegui ele sempre ficava me colocando para cima, assim como minha mãe, em alguns momentos a universidade que eles sonhavam para mim eles utilizavam os pontos negativos dela para tentar fazer com que eu me sentisse melhor com a que consegui.

Estou dizendo tudo isso porque talvez seja a melhor forma de desabafar e agradecer tudo o que meus pais já fizeram por mim, tudo o que eles ainda fazem por mim apesar dos erros deles, e meus também, pois não somos perfeitos.

Esse texto eu escrevi pois a pessoa a quem dedico este texto disse que eu não deveria esperar que meu pai me procurasse, ele disse que eu que deveria procurar meu pai pois talvez quando eu resolvesse procurar ele fosse tarde.

Todos os fins de semana quando eu ia para Lagarto era para ver meus pais mas sempre ficava com minha mãe pois ele não ficava muito em casa. Sei que não vou conseguir fazer com que ele pare em casa para deitar e assistir um filme comigo, mas ontem eu fiz de tudo para ter ao menos um dia no fim de semana com os dois, mas principalmente com ele, que já havia algum tempo que não almoçávamos juntos aos domingos. Graças ao incentivo do amigo supra citado, tomei a atitude e almocei com eles. Espero que todos os fins de semana em que eu for para Lagarto eu possa almoçar com eles como neste último domingo.

Sei que muitas das vezes o relacionamento com a família pode não ser dos melhores, mas não espere melhorar, construa você mesmo aquilo que você acredita ser o melhor. As vezes as pessoas estão distante, mas da mesma forma que 1 km é longe para você, também será para ela se cada um estiver parado em um mesmo local. Se você ama essa pessoa e tem medo de que um dia ela não mais esteja ao seu lado, corra esse 1 km com toda a sua energia e mude para tentar ser mais feliz.

Eu hoje acordei mais feliz porque almocei na mesma mesa com meu pai e minha mãe; porque acredito que desta forma vou poder ficar mais perto deles e principalmente dele que quase sempre estava ausente. E por mais que eu não seja capaz de expressar meu carinho por eles como eu deveria expressar, eu só tenho a agradecer a Deus por me dar os pais mais fodas do mundo, que por mais que algum dia Deus retire eles da minha vida eu nunca vou esquecer o que eles significam para mim. Eu seria capaz de dar tudo o que tenho ou tudo que um dia eu venha a ter, sou capaz de dar a minha vida que é a coisa mais valiosa que Deus me deu, só para que eles possam ser felizes até o último dia das vidas deles. Pai, mãe, eu amo vocês mais do que qualquer coisa e nunca deixarei de sentir isso por vocês. Obrigado por serem meus pais.


Dedico este texto a minha família e também a todas as famílias. Que cada um busque na sua família o conforto que precisa, seja com seus pais, seus avós, seus irmãos ou quaisquer que você considere especial e seja indispensável na sua vida.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há." Pais e Filhos, Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário